Medicina do Estilo de Vida

12 abril, 2024

A medicina do estilo de vida (abreviada como MEV) é uma abordagem que entende a saúde como algo que está diretamente relacionado aos hábitos de uma pessoa.

A Medicina de Família e a Medicina do Estilo de Vida (MEV) tem uma característica em comum : atende todas as faixas etárias, desde crianças até idosos. 

Reconhece que cada fase da vida tem suas características e desafios, e por isso oferece um atendimento adaptado às necessidades e preferências de cada pessoa.


Com uma abordagem que visa promover a saúde integral, prevenindo e tratando doenças crônicas, melhorando o bem-estar e a qualidade de vida, ela se baseia em sete camadas: alimentação, atividade física, sono, gerenciamento do estresse, relacionamentos, espiritualidade e evitar substâncias tóxicas. 

Essas camadas, que também podem ser chamadas de pilares, são aplicados de forma personalizada, levando em conta os valores, motivações e objetivos de cada pessoa.


A MEV não se limita a prescrever medicamentos ou cirurgias, mas sim a orientar e apoiar os pacientes na adoção de um estilo de vida mais saudável numa abordagem pelo prisma da salutogênese

 

Do Desejo à Realidade

12 abril, 2024

O programa Vitalize é um programa de tratamento de pelo menos 4 encontros clínicos , pois quando o assunto é mudança de estilo de vida significa que estamos falando de um processo e não de um evento.

As doenças crônicas que surgem por hábitos de vida desordenados necessitam de uma intervenção onde o acompanhamento médico possa ter efetividade nas mudanças capazes de gerar os desfechos de saúde desejados.  

Nos encontros trabalhamos pelo menos 3 das camadas da Medicina do Estilo de Vida (MEV),  podendo ser um encontro para cada camada e o primeiro aquele momento de conhecer o paciente de uma maneira completa - com intuito de identificar por onde começar

Utilizamos ferramentas, validadas pela literatura cientifica, para identificar o ponto de partida em cada uma dessas camadas:

Nutrição, Movimento, Relacionamentos, Sono, Gerenciamento do Estresse, Espiritualidade e Tóxicos

Dessa forma conseguimos conduzir uma planejamento personalizado para viver o potencial do ser humano de viver a vida de uma forma mais satisfatória.

Após o atendimento, é mantido um canal de comunicação aberto com os pacientes, com objetivo de alcançar seu melhor resultado, bem como lhes proporcionar a sua melhor experiencia . A relação é sempre sinérgica para ajudar o desenvolvimento da autonomia do paciente para atingir seus objetivos em saúde.




 

Prazer, Drª Letícia Gonçalves

12 abril, 2024

Sou Médica de Família, também pós-graduada em Nutrologia pela ABRAN e com formação em Medicina do Estilo de Vida e Psicologia Positiva.

Vocês que estão chegando agora ou que já me conhecem, são 15 anos servindo como médica, com objetivo de ativar a saúde das pessoas nessa jornada da vida.

Compreendo a saúde pelo prisma do Florescimento: que é um conceito de saúde plena - o estado onde a pessoa vive a plenitude de seu funcionamento físico, mental, social e espiritual.

Minha prática clínica visa promover a saúde integral prevenindo e tratando obesidade e demais doenças crônicas, melhorando o bem-estar e a qualidade de vida através da incorporação de novos hábitos de vida.

Estabelecendo uma relação personalizada de confiança e parceria durante todo processo de mudança.

Meus atendimentos se baseiam na medicina centrada pessoa e pautados nas 7 dimensões da saúde do paciente:

1) Relacionamentos

2)Espiritualidade

3}Movimento

4)Sono

5)Alimentação

6) Gerenciamento do Estresse

7) Tóxicos (tabaco, álcool, eletrônicos)

Tudo isso aliado a minha experiência profissional de 15 anos de formada, sendo 12 anos dedicados a nutrologia, medicina de família e principalmente tratamento de obesidade.

É possível ter autonomia e florescimento na jornada de construção de um patrimônio de saúde!